sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O RETORNO

Olá visitantes anônimos deste blog abandonado na décima galaxia do sistema Limbus onde nenhuma alma viva tentou chegar. Bem, com muita persistência e ajuda de alguns grampos de cabelos, cadarços de um tênis, um latinha de milho e uma garrafa de Fanta Uva, consegui desenvolver um sistema de comunicação. O grande problema é que o sinal leva muito tempo pra chegar na Terra. Mas não importa, o que vale é a intenção. Da última vez que nos falamos, alguns seguidores me pediram alguma aula básica de pés.  Confesso...eu detesto desenhar pés...argh! Mas para não parecer que todos os seus desenhos não possuem os malditos pés...lá vai uma mini aula sobre o dito cujo.

A grande questão é que eu não estou dando uma aula de "pés" mostrando como se desenha cada dedinho e etc...naããaããõ....na verdade é só uma base para você ter uma certa noção do que colocar quando chegar na parte de baixo...huhuhuhuhu.

Assim sendo eu queruroromjkssysjssssmm  kjjjjjsusurtrnr  que vocês,kaiajuthrjrncckcuesiedmddm
auiiolodudyeueur,,,,...eita porra......estou tendo problemas na comunicação....péraí...vou ali sacudir a Fanta Uva.....

Opa...melhorou.....

Bem, como eu estava dizendo....treine bem o conceito. Não se prenda à muitos detalhes não. O que importa é dar a aparência de um pé...kkk......depois, dependendo do tipo de personagem que você for fazer...estude o tipo de calçado que ele vai usar.

Era isso...
...mandem notícia, comentem...digam de onde são....vou tentar atualizar meu Orkut!

Abraços!













sexta-feira, 6 de abril de 2018

PESQUISA

Gostaria de fazer uma pesquisa rápida com o pessoal que visita o blog.
Como todos percebem, o blog está parado por muito tempo. Foram feitas várias tentativas para retomar o trabalho, mas devido à outros compromissos ,não foi possível. Andei me envolvendo com outros trabalhos e agora, parece que deu uma folguinha para me dedicar a outros projetos.

Eu já havia desistido deste blog,mas para minha surpresa, entrei hoje nas estatísticas e percebi que ele tem recebido, após 3 anos da última postagem, no mínimo 500 visitas por mês.

Então, se vc é visitante aqui, gostou das postagens e está procurado mais dicas de desenho e etc,
deixe seu nome, idade, e local de onde vc está visitando.

Devido à essa pesquisa decidirei se darei prosseguimento às postagens.

Caso isso aconteça, terei que providenciar as redes sociais para o Visual Mangá ( Face, Insta, Orkut...kkk e etc..)

Desta vez é sério...eu juro.

Fico no aguardo da resposta de vc!

Até o dia 7 do próximo mês sairá a decisão.

Abração a todos!

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mais uma vez.....vou voltar para a bagaça!

Muito tempo sem vir aqui. Resolvi dar uma passada e percebi que ainda tem uns corajosos que visitam o blog. Puta merda, os caras são fodas..kkk..são guerreiros de fé. Ok...desisto. Vou voltar a postar nessa bagaça. Vou fazer postagens simples. Algumas dicas e tal. Não posso me aprofundar muito pois não tenho tempo suficiente para fazer todo material que pensei em fazer. MAS VAMOS LÁ.

Valeu para quem não desistiu de desenhar.

Já volto!

domingo, 25 de maio de 2014

COMO DESENHAR OLHOS FEMININOS - VÍDEO AULA

Olá galera que acompanha as postagens do Visual Mangá.

Bem, dando sequência nas nossas vídeo aulas, a postagem de hoje mostra como é o início de um desenho dos olhos femininos no mangá.

Como explico no vídeo, existem várias formas de desenhar um olho neste estilo, porém eu escolhi um que facilita a forma de explicar e até mesmo de você aprender. Pelo menos sé o que eu acho. Se você achar que não, dê a sua opinião.

Devo lembrar sempre que o desenho mangá é um estilo de desenho livre, que apresenta características de caricaturas. Você pode decidir como se apresentará o seu traço e de que forma você representará um ser humano.

Os olhos não são diferentes, apesar de que esta é o principal aspecto do seu desenho. Lembre-se que os olhos são o espelhos da alma. Portanto, muito cuidado e atenção ao desenhá-los.

Bem, o vídeo está aí e espero que gostem.
Ah, estava me recuperando de uma fortíssima gripe, então eu estava meio down.

Outro detalhe: ainda estou tentando descobrir uma forma melhor de filmar e etc...então perdoem as minhas falhas...!

Curtam, compartilhem e comentem.

É muito importante a opinião de vocês para que eu possa melhorar os vídeos! OK???

ABRAÇÃO EM TODOS E ATÉ MAIS !

Clica no link abaixo aí !!! kkk

COMO DESENHAR OS OLHOS FEMININOS - VISUAL MANGÁ

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Como desenhar mangá - vídeo teste

Como havia prometido, aí está  primeiro vídeo_teste ensinando a desenhar mangá. Me esforcei ao máxima para tentar passar o que sei a respeito do assunto. Espero que gostem.

Comentem e critiquem a vontade.

Bye, bye!

VÍDEO TESTE VISUAL MANGÁ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O PODER DO RASCUNHO

Quando comecei a desenhar, achava que era só colocar o lápis no papel e já ir desenhando o traço definitivo. Depois de sofrer muito com meus desenhos horrorosos e tortos, percebi que eu deveria planejá-los antes. Claro que foi um processo longo. Primeiramente não tinha muita paciência suficiente para elaborar um desenho, mas mesmo assim queria que saísse algo decente. Ao longo de muitas aulas que dei, enfrentei muitos questionamentos dos meus alunos referente a esse processo. Um destes questionamentos era por que eu não desenhava "direto". Ora, só se eu fosse um Deus ou um ninja disfarçado de desenhista.

A ansiedade e o imediatismo de todos, leva-os a pensar que é só colocar a ponta da lapiseira no papel em branco e zapt, ali está o trabalho. Lamento informar, mas não é bem assim.

Primeiramente temos que rascunhar. Riscar, apagar, riscar e apagar e assim por diante. Em algum momento deste processo irá acontecer a mágica. Ou pelo menos uma parte dela.

Muitos alunos me falavam da proeza de certos colegas de aula que conseguiam fazer um desenho completo sem em algum momento usar a borracha. Eu achava graça e dizia: ele é uma fraude. Todo desenhista que se preze usa a borracha. Ela é uma grande amiga.

Portanto, caros mancebos, deixem pra lá esta coisa que serei desenhista profissional e jamais precisarei fazer um rascunho. "EKSO NO EKSISTE".

Risque, rabisque, apague, concerte e assim por diante.

Em algum momento você vai acertar. Pode ter certeza.

Abração!


terça-feira, 13 de maio de 2014

Tá, tá bom, to indo , não precisa empurrar, to indoooo. Pô sacanagem.
Isso é o que dá ficar quase 3 anos preso, confinado na masmorra. Sacanagem.
To no mundo de novo, que maravilha! Olhaaa.. o sol ainda é redondo.

Bem, para aproveitar que me liberaram, vou postar um pequeno vídeo teste ensinando a desenhar.
Se der certo, posto todas as semanas. Bem mais fácil.
A apostila mais bem explicada do Brasil, agora em Vídeo-aulas.
Aguardem!

Até mais, pepepepe_pessoal!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como Desenhar Rosto Feminino Perfil

Passei rapidinho (enquanto o carcereiro foi almoçar), para fazer esta postagem.


Iremos fazer um rosto feminino de perfil.

Fazer um rosto de perfil exige uma boa dose de paciência, pois os nossos primeiros esboços podem sair desastrosos. Porém, o mais importante é persistir e tentar vencer o desafio.

Na verdade o que mais atrapalha é na hora de fazer o nariz e os lábios. O conceito é simples mas assimilar é um pouco complicado, mas nada que uma macumba da braba não resolva.

O início de tudo é o famoso “derruba desenhista” , o círculo. É incrível,mas tem gente que não consegue desenhá-lo, ah , mas querem desenhar um dragão alado cheio de presas e asas, escamas e o escambau........huhuhuhuhu...que coisa...!

Bem deixa pra lá....continuando...todo o processo é o mesmo de como se faz um rosto feminino de frente, a diferença está apenas na linha lateral que se faz na extremidade do círculo. Claro que existem as famosas marcações e etc...tudo dentro do normal.

Bem, se divirtam com esta breve apostila!

Estudem, risquem, rabisquem, estudem, risquem, apaguem, tomem um cafezinho, apaguem de novo, risque, apontem a droga deste lápis, vá no banheiro, risque, rabisque, pare de morder a língua, saia do Orkut enquanto desenha caramba, risque um pouquinho mais pra lá, aí não idiotaaaa, apague tudo, tá uma merda, risquem, rabisquem, estudem, desliga o celular, e por favor, continuem estudandooooo.

Aviso aos navegantes:

Bem eu gostaria de acreditar 100% no Google, mas....as vezes ele enlouquece !

A idéia é basica, eu vejo na estatísticas os números de visitante e tal,mas aí tenho a minha curiosidade aguçada, pois percebo que recebo muitas visitas de fora do país, tipo: Estados Unidos, Portugal, Japão e etc...

Bem, partindo deste princípio que recebo visitas destes lugares todos, passeia a creditar que devem ser brasileiros que moram no exterior e que me visitam lá de vez em quando.

Bem, então se você é brasileiro, português ,ou sei lá o que , mas que entende a minha língua, por favor, deixe um recado dizendo de onde você é e onde você está neste momento em que visita o blog e me prove que o Google não está pirando na batatinha !



Abraços a todos !

A próxima apostila serááááááá.....

Como Desenhar Um Personagem de Costas e Pés !



Fui......................o carcereiro está voltado !!!!!!!!!!!!


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apostila no Forno !




 Creeedo, nunca vi fogão tão lerdo !

Bem, dando sinal de vida , resolvi postar hoje para avisar aos meus visitantes que há uma apostila no forno e  que está quase pronta. Infelizmente não vai ser a que está liderando na enquete, pelo menos em parte. A próxima apostila será sobre o desenho do rosto feminino em perfil que eu "se esqueci" de postar. Logo vem uma apostila extra sobre o desenho dos pés. Logo virão aquelas que a galera votou na enquete.
Bem, ultimamente meus dias estão corridos, faz tempo que não leio nada em mangá e muito menos tenho assistido algum anime. já estou com saudades deles. Os meus cursos vou ter que cancelar este ano. O tempo encurtou e já estou ficando maluco com tanto trabalho. Mas quero deixar bem claro que não irei excluir o blog e que estou muito feliz de receber em média 150 visitas por dia, mesmo não postando há quase um ano. Mais uma vez peço desculpas, mas no Brasil é Fó..piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii........... se eu não der atenção pro meu trabalho acabo passando fome e não pago as contas no fim do mês. Até me disseram para criar um site e cobrar por apostilas postadas e etc...mas acho q ue não é justo...faço isso por que gosto de auxiliara galera que curte desenhar e que quer aprender, pois no Brasil...digo e repito e assino em baixo.....não existe uma apostila de desenho mangá com qualidade suficiente para fazer você aprender. Tem sim é muita enrolação !
Por isso vou dar sequencia, vai ser aos poucos , mas aguardem !
Abraço em todos e não percam !
Vem aí: Desculpas esfarrapadas para a demora da próxima postagem !

Vixi, tava esquecendo: um abraço em todos que deixam os seus comentários. Valeu ! 

Para terminar vou postar uns desenho da antiga.
Estre desenho fazia parte de umm projeto chamado Yukatan, que seria um pequena história sobre umas menininhas que jogavam futebol ajudado por um bixinho kawaii chamado Gimble. Acho que fiz este desenho em 1999, colori com lápis de cor e finalizei os contornos com lápis 6b. HUHUHUUHU....E EU ACHAVA QUE DESENHAVA !
Abraços  Galera !

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010





































Playboy,calcinhas, sutiãs e muito estudo de anatomia !


Eita, estamos de volta !

Desta vez o passeio no bosque foi rápido !

Bem, hoje iremos falar de algo muito importante para o desenvolvimento do traço artístico de alguém.
Como todos sabem( se não sabem deveriam saber) que o traço de um desenhista é a sua identidade ; funciona como se fosse a sua impressão digital , é única, assim como a sua caligrafia.
Para que possamos desenvolver o nosso traço é preciso treino e mais treino.Mas como faríamos isso? Geralmente a galera que começa desenhar, inicia o processo de aprendizado copiando desenhos. Até aí algo comum e aceitável. O grande problema é que quando copiamos um desenho, estamos também, indiretamente, copiando o traço de alguém. Por um lado é benéfico pois este traço copiado serve de base ou de referência para o nosso, porém não podemos nos tornar escravo dele.
Para fazermos isso é necessário o seguinte: usar imagens reais para o nosso desenho. Ou seja podemos usar e abusar das fotografias. E hoje isso é uma barbada !
Na minha época era mais complicado e confesso: a Playboy me ajudou muito no meu desenvolvimento artístico ^_^
Eu usava a revista como referência para desenhar a “mulherada pelada” . A questão é que desta forma eu conseguia assimilar a anatomia, pois como o uso de roupas era inexistente ( coitadas , tão pobrezinhas ,nem roupas tinha para usar ^_~ ) tudo o que sobrava era inspiração para desenhar.
Mas percebam, por mais que alguém possa dizer que minha intenção era outra ( e era mesmo huhuhuhuhuhu ^_^ ), o estudo do corpo feminino usando a revista me fez evoluir muito mesmo !
Bem ,mas aí eu cresci e criei barba na cara e cabelo no peito, e já não dava mais para apelar para revista de “mulé pelada” .Então comecei a usar a criatividade. Comecei a usar como referência imagens de folders de lojas de roupas e lingerie. Como eles fazem uso de muitas fotografias de mulheres, caiu como uma luva para os meus estudos, sem contar que eu não pagava nada por isso.
Obviamente que livros de anatomia também ajudavam, mas cá entre nós, não era muito estimulante ^_^
Bem, mas falando sério, os folders das modelos usando lingerie começaram a dar mais resultados que as revistas Playboy. Por que ? Muito simples, como a minha intenção era dominar o anatomia ,a vestimenta das meninas , sutiã e calcinha , me davam a modelagem perfeita para o desenvolvimento do traço e assim era mais fácil de assimilar o desenho.
Vocês podem até pensar que é brincadeira minha ,mas não é , ajuda muito mesmo!
Façam o teste !
Nas imagens ilustrativas vou mostrar como funciona!

Bem, porém ,hoje com o recurso da internet, ficou bem mais fácil de se conseguir imagens fotográficas para qualquer desenho que se queira fazer,principalmente desenho de mulheres e etc.
Bem, fuçando aqui e ali, encontrei uma página muito boa que geralmente tiro algumas imagens para treinar.Ela é muito boa porque conforme a menina que posta as fotografias, o site serve para isso mesmo, auxiliar as pessoas que desenham história em quadrinhos ou mangá.
Aqui vai o link : http://senshistock.deviantart.com/
Usem e abusem também !

Bem pessoal, a intenção aqui e auxiliá-los a desenvolver o desenho de todos vocês. Só que para que isso aconteça, não adianta nada eu postar aqui as apostilas se vocês não se “puxarem” e estudar.
Procurem treinar!
Ler bons livros, visitar galerias de grandes desenhistas sempre ajuda a enriquecer o conhecimento.
Não esqueçam : copiar ajuda muito, mas criar também é muito importante.Para criar, você tem que estudar, treinar,estudar,treinar,estudar e quando cansar, treinar e estudar.
Ah, e isso serve para todos, meninas e meninos !


Em relação aos comentários :

Agradeço de coração mesmo a reciprocidade da galera que tem visitado o blog recentemente
e que tem colaborado com os seus comentários. Elogios são muito bons e críticas também ajudam. Por isso respeito todos aqueles que criticam ,pois serão ouvidos e tentarei melhorar nas questões citadas.
Em relação ao número de comentários que cobro , como já disse antes , é pelo fato que não sei pôr um contador de visitas no blog, e para que eu tenha um controle de quantas passam por aqui, é que exijo um comentário.

No mais está tudo tranqüilo.

Ah, DIVULGUEM o blog !

Se você pertence a alguma comunidae no Orkut relacionada com desenho mangá e etc. ,não custa nada dar uma “divulgadinha”!
Conto com o apoio de todos.
Vamos tornar o blog o melhor do BRASIL !


Dando sequência na apostila , deixo mais um exemplo para vocês.
Estudem ! Estudem ! Estudem !

Abraços !

Volto logo......

Cadê os meus 40 comentários ???????
E os e-mails ????????

Fui....................................................................plantar alface no asfalto................................. !

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Até que Enfim - Parte I






















Depois de um longo período colhendo morangos no bosque, resolvi aparecer ^_^
Bem ,iremos dar seqüência nas apostilas do corpo feminino e desta vez dou a dica de como montar um corpo feminino de uma forma equilibrada.Ou seja, sem deixar o seu desenho torto.
Elaborei ,primeiramente, um “esqueminha” para ajudar na hora de fazer o rascunho.Prestem muita atenção ao que foi dito e depois sigam a seqüência do esboço.
No primeiro esboço eu dou a dica de quais partes dele vocês devem dar maior atenção.Sigam este processo.
Em uma das partes explico como fazer a perna com uma linha encurvada para depois sim ,desenhar a “dita cuja”.
Não esqueçam ! Sigam as instruções e procurem fazer mais de uma vez o exercício.

Colaboração

Bem, como de costume tenho que pedir mil desculpas pela demora das postagens, mas parece que vaso ruim não quebra tão fácil. A cada momento vejo que o número de seguidores aumenta. Sinceramente fico muito feliz com isso, pois vejo que o trabalho das apostilas está dando resultado ,apesar da demora.Gostaria de poder estar aqui mais vezes para postar , mas o tempo é curto e meu trabalho ocupa tudo que pode. Mesmo assim prometo me esforçar e levar o projeto adiante.
Este ano estou com certas idéias na cabeça, e uma delas é tentar fazer um concurso de desenho aqui no blog com uma premiação. Estou vendo como posso fazer isso !

Outra coisa: quem quiser colaborar com alguma com algo , do tipo, sei lá..fotos de cosplay que a galera fez, dar a dica de um anime que está assistindo,mangá que está lendo e etc... fiquem à vontade . Será bem vinda a ajuda !

Quem quiser me enviar os desenhos para eu dar uma olhada, ou quiser me enviar desenhos para eu postar aqui , podem mandar.
À princípio mandem para o meu e-mail :
rochester.rbm@gmail.com
elogios,críticas,convites para festas de debutantes,jantares,viagens para Europa, também serão bem vindos.

Desenhem !
Volto logo !
Prometo !

Abraços

Ah, estava esquecendo........meu contador do Paraguai ^_^

Quero 40 comentários
E 20 e-mails......( nem que seja para me xingar )

Se não.......ziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiip.........blog deletado...huhuhuhuhuhu !
Quero ver hein !

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pernas pra quê te quero !





























Meu Deus !
Eu fui colher amoras na floresta e me perdi !
Bem , pessoal ..... (lá vem ele com a mesma conversa de sempre ) ,
Eu juro que tentei postar antes mas não foi possível, o trabalho tem me tirado muito tempo, e eu estou tentando fazer o que posso para atender a todos.
Acredito que de agora em diante vá sobrar um pouco mais de tempo para eu me dedicar nas apostilas.
Nesta postagem de hoje eu dou um dicas de como se aplicar o desenhos das pernas femininas.
Primeiramente dou a dica de como se fazer o desenho das pernas sem o corpo,apenas para todos irem pegando o jeito.Depois sim aplicamos o desenho em um corpo feminino.
Espero que gostem.
Ainda esta semana quero ver se consigo postar a sequência que é o Desenho dos Pés e aí o bicho vai começar a pegar,pois iremos movimentar o nosso desenho, criando poses e etc...
Não percam !

Quero deixar um beijão pra Mya-chan, que não me abandonou neste período que fiquei perdido na floresta ( que raios ,nunca pensei que seria tão perigoso se perder na floresta !).
Mya...logo responderei as sua pergunta sobre os mangás que curto e os traços que gosto !
Um abração pra galera lá de PORTUGAL...que ficam pacientemente esperando pelas minhas postagens enquanto eu fico distraído colhendo amoras ^_^ , especialmente pro Paulo que reúne a galera por lá e que volta-e-meia nos falamos por MSN !
Ah, alguém me perguntou se eu não ensino a desenhar homens....ensino sim...só que vai ser mais tarde !
Alguém também comentou ( desculpe não lembrar o nome) se eunão queria que ela desenvolvesse um site para mim.....por que não.....é só entrar em contato comigo pelo meu emai : rochester.rbm@gmail.com.......
Me escrevam e eu responderei as dúvidas de vcs !
No mais é isso aí.....
Meu MSN: rochester.rbm@hotmail.com
Querem minha conta no banco também ????
-Que q é mãe ?
-Vai colher pitanga !
-Ah nãaãããããao..............!
Valeu pessoal !

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ALELUIA ! ATÉ QUE ENFIM....BRAÇOS !










































































































Depois de um bom tempo de espera ,aqui está a apostila sobre o desenho dos braços .
Espero que ela possa ajudar a todos ,neste objetivo que é saber desenhar os braços em um personagem de uma forma coerente.Procurei me basear nas dificuldades que eu sentia quando eu comecei a desenhar ,lá em 1500, e não encontrava nenhuma apostila decente que me ajudasse a esclarecer as minhas dúvidas .Agora ,em pleno 2009, quando se vai às bancas para comprar algum material de desenho ,principalmente manga, não se encontra nada satisfatório,e tudo o que se vê são explicações aleatórias e as vezes sem nexo algum.
Bem,não quero me considerar o “bom”, mas acredito que sou mais metódico e tento fazer isso de maneira bem simples e objetiva!Espero que isso ajude !
Bom.....falando do desenhos dos braços então :
Antes de mais nada quero que fique bem claro que, quando se desenha alguma parte do corpo humano é necessário que se estude esta parte que será desenhada. E “estudar” quer dizer estudar mesmo,sua estrutura física,ossos,musculatura ,e etc...Só isso pode garantir que o desenhista se aproxime da realidade que ele quer colocar no papel. Mas convenhamos,é muito difícil encontrar algum desenhista iniciante que queira desenhar,principalmente no estilo mangá ,que faça isso.Geralmente a maioria acredita que isso não é muito importante.Aí está o erro ! Mesmo que o mangá seja um gênero de desenho simples e caricato ,é preciso que se estude também todos os aspectos que caracterizam o corpo humano.Então pessoal,mesmo que eu tenha postado aqui um apostila sobre os braços de uma forma mais simples,isso não impede que você faça pesquisas e procure saber assuntos que estejam relacionado com a anatomia de um braço real.
Eu iniciei esta apostila comum modelo simples de como rascunhar um braço estendido.Em muitas partes dos textos que acompanham os desenhos,eu falo em BRAÇO e ANTEBRAÇO, que é na verdade as partes que se dividem um braço como um todo.
Bem...depois eu mostro como deve-se movimentar este braço com um rascunho simples.
Procurem seguir as etapas dos exercícios sem pular nada,pois isso ajudará na compreensão de tudo.Não sejam afoitos e façam cada etapa com muita atenção.
Em seguida eu apresento um MÉTODO REVOLUCIONÁRIO que ensina a rascunhar uma mão nos braços que forem desenhar.Se conseguirem dominar esta técnica , na hora em que começarmos a estudar as mão ,tudo será uma barbada.Utilizem esta técnica e me digam se não se tornou mais fácil agora rascunhar a mão ! Depois faremos alguns exercícios utilizando o desenho dos braços no corpo feminino.
Estudem muito e depois me digam se não valeu a pena ter esperado!

Bem pessoal.........
Por enquanto é isso.....!

Ma sé claro, eu não podia deixar de lado o meu contador do “Paraguai” !

Huummmm...deixa eu ver........
Bem...a postagem que eu tive mais comentários .......foi de 49........!
Então eu quero bater este recorde ! 50 !
QUERO 50 COMENTÁRIOS !!!
Não sei como vocês irão fazer.....se virem.....peçam para a sua vó, cachorro,papagaio,o padre da sua paróquia,a tia do barzinho da escola,o tio do churros, para entrarem no blog e deixarem o seu comentário !

Não vale mais de um comentário por pessoa hein !!!!

Ah, vocês só tem 1 SEMANA para isso !

Se não, já sabem né......ZZZZIIIIIPPPPPPPPP...........blog excluído ^_^
.......além de não ter a continuação das apostilas ,
...vocês ainda entrarão em depressão ...por sentirem a minha falta ! huá,huá,huá, !

Eita,já iria me esquecer....
Se der tempo vou colocar uma enquete no blog...
Passem no fim da página e respondam ,ok !?

Abração nos “manos” e um beijão nas “ minas” !


A PRÓXIMA POSTAGEM SERÁÁÁÁÁÁAÁ ............:

COMO DESENHAR OS BRAÇOS EM DIVERSAS POSIÇÕES E PERSPECTIVA !

.......se tiver 50 comentários ....é claro ! ^_~