quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010





































Playboy,calcinhas, sutiãs e muito estudo de anatomia !


Eita, estamos de volta !

Desta vez o passeio no bosque foi rápido !

Bem, hoje iremos falar de algo muito importante para o desenvolvimento do traço artístico de alguém.
Como todos sabem( se não sabem deveriam saber) que o traço de um desenhista é a sua identidade ; funciona como se fosse a sua impressão digital , é única, assim como a sua caligrafia.
Para que possamos desenvolver o nosso traço é preciso treino e mais treino.Mas como faríamos isso? Geralmente a galera que começa desenhar, inicia o processo de aprendizado copiando desenhos. Até aí algo comum e aceitável. O grande problema é que quando copiamos um desenho, estamos também, indiretamente, copiando o traço de alguém. Por um lado é benéfico pois este traço copiado serve de base ou de referência para o nosso, porém não podemos nos tornar escravo dele.
Para fazermos isso é necessário o seguinte: usar imagens reais para o nosso desenho. Ou seja podemos usar e abusar das fotografias. E hoje isso é uma barbada !
Na minha época era mais complicado e confesso: a Playboy me ajudou muito no meu desenvolvimento artístico ^_^
Eu usava a revista como referência para desenhar a “mulherada pelada” . A questão é que desta forma eu conseguia assimilar a anatomia, pois como o uso de roupas era inexistente ( coitadas , tão pobrezinhas ,nem roupas tinha para usar ^_~ ) tudo o que sobrava era inspiração para desenhar.
Mas percebam, por mais que alguém possa dizer que minha intenção era outra ( e era mesmo huhuhuhuhuhu ^_^ ), o estudo do corpo feminino usando a revista me fez evoluir muito mesmo !
Bem ,mas aí eu cresci e criei barba na cara e cabelo no peito, e já não dava mais para apelar para revista de “mulé pelada” .Então comecei a usar a criatividade. Comecei a usar como referência imagens de folders de lojas de roupas e lingerie. Como eles fazem uso de muitas fotografias de mulheres, caiu como uma luva para os meus estudos, sem contar que eu não pagava nada por isso.
Obviamente que livros de anatomia também ajudavam, mas cá entre nós, não era muito estimulante ^_^
Bem, mas falando sério, os folders das modelos usando lingerie começaram a dar mais resultados que as revistas Playboy. Por que ? Muito simples, como a minha intenção era dominar o anatomia ,a vestimenta das meninas , sutiã e calcinha , me davam a modelagem perfeita para o desenvolvimento do traço e assim era mais fácil de assimilar o desenho.
Vocês podem até pensar que é brincadeira minha ,mas não é , ajuda muito mesmo!
Façam o teste !
Nas imagens ilustrativas vou mostrar como funciona!

Bem, porém ,hoje com o recurso da internet, ficou bem mais fácil de se conseguir imagens fotográficas para qualquer desenho que se queira fazer,principalmente desenho de mulheres e etc.
Bem, fuçando aqui e ali, encontrei uma página muito boa que geralmente tiro algumas imagens para treinar.Ela é muito boa porque conforme a menina que posta as fotografias, o site serve para isso mesmo, auxiliar as pessoas que desenham história em quadrinhos ou mangá.
Aqui vai o link : http://senshistock.deviantart.com/
Usem e abusem também !

Bem pessoal, a intenção aqui e auxiliá-los a desenvolver o desenho de todos vocês. Só que para que isso aconteça, não adianta nada eu postar aqui as apostilas se vocês não se “puxarem” e estudar.
Procurem treinar!
Ler bons livros, visitar galerias de grandes desenhistas sempre ajuda a enriquecer o conhecimento.
Não esqueçam : copiar ajuda muito, mas criar também é muito importante.Para criar, você tem que estudar, treinar,estudar,treinar,estudar e quando cansar, treinar e estudar.
Ah, e isso serve para todos, meninas e meninos !


Em relação aos comentários :

Agradeço de coração mesmo a reciprocidade da galera que tem visitado o blog recentemente
e que tem colaborado com os seus comentários. Elogios são muito bons e críticas também ajudam. Por isso respeito todos aqueles que criticam ,pois serão ouvidos e tentarei melhorar nas questões citadas.
Em relação ao número de comentários que cobro , como já disse antes , é pelo fato que não sei pôr um contador de visitas no blog, e para que eu tenha um controle de quantas passam por aqui, é que exijo um comentário.

No mais está tudo tranqüilo.

Ah, DIVULGUEM o blog !

Se você pertence a alguma comunidae no Orkut relacionada com desenho mangá e etc. ,não custa nada dar uma “divulgadinha”!
Conto com o apoio de todos.
Vamos tornar o blog o melhor do BRASIL !


Dando sequência na apostila , deixo mais um exemplo para vocês.
Estudem ! Estudem ! Estudem !

Abraços !

Volto logo......

Cadê os meus 40 comentários ???????
E os e-mails ????????

Fui....................................................................plantar alface no asfalto................................. !

55 comentários:

Unknown disse...

UHUUUUU
primeiro^^

ja sabemos desenhar mulheres nuas =D
mas vc poderia postar um extra sobre roupas?

lulu disse...

Ajudou muito!^^

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Já estava começando a copiar poses de fotos mesmo. ^^"
Boa dica para todos!
Parabéns pelo blog!
Vou tentar ajudar na divulgação!

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Olá! Estou bem sim! Pelo menos viva! heheh
Ajudo sim! ^^
(é uma honra estar pedindo a minha ajuda *____*)
Para colocar um contador de páginas no blog, desses que eu tenho no meu, você irá precisar se cadastrar nesse site:
http://www.geovisite.com/pt/inscription.php
Aí poderá escolher o tipo de contador (tem vários lá) e o visual dele para combinar com o blog. Depois disso você pega o código html que se localiza em baixo, você só tem que copiar (use ctrl+c ^^"). Aí você faz login do seu blog, vai na aba layout -> elementos da página -> adicionar um gadget -> html/javascript -> e ctrl+v na caixa de conteúdo!

Qualquer dúvida é só perguntar!
;p

Leo disse...

Opa Opa
ta ajudando Muito xD
Vlw sensei !!!!

Rutra disse...

Muito bom, Mas acho que vou ter que rever as apostilas anteriores hehe, to perdido, ja esqueci de algumas coisas...

Paulo disse...

vc podia postar aulas de perfil!!

Kalet disse...

Nuss essa apostila realmente me ajudou e muito! O.O

Anônimo disse...

Aaaaaaaaaa mais apostilas !!!! \o/

Elizabeth disse...

jah postei o link do blog em um monte de comunidades! esse vale por vários comentários hein!?
fora a zueira, o blog tah perfeito.
ARRASA!!!!

GabrielArcanjo disse...

nossa quanto tempo q nao passava por aqui x.x, mas nao desesti dos meus estudos o/
enfim,aqui estou eu dando mais um comentario ao rochester sensei XD parabens cara, abraçao

Anônimo disse...

MANOW essas suas apostilas taum dando ums upgrade no meus desenhos muito doido velho ... vlws mesmo !!!!!!

Kyori disse...

*_*
nossa! eu entrei no seu blog achando que era mais um dois milhares de blogs que falam sobre mangá e realmente me surpreendi. Voc~e é realmente muito bom.
Vou ver o que posso fazer quanto a divulgação. Se vc tivesse um button ficaria mais facil.
kissus

Sara disse...

Me deixe dizer uma coisa, o seu blog está absolutamente fantástico.

Veja só, tem uma fan portuguesa... xD ensinas muito bem, como desenhas muito bem também.

Obrigada pelo tuto, e bem, continua com o trabalho fantástico. ^^

¶J¶C¶N¶N¶ disse...

http://img697.imageshack.us/img697/1146/siteio.png

gente aki ta o site que eu to fazenu para melhorar o VISUAL MANGAH!

n ta pronto ainda mais daki a pouco vai tah!

Joiice disse...

Professor ?
que tal você postar algo sobre chibis com o passar do tempo?

adoro suas apostilas!
ate que enfim meus desenhos não mais se resumem aos pacmans !

bjoOs

Anônimo disse...

haaa gostei d +!vo pegar umas revistas aki pra mim desenha!vlw pela dica mestre!

Anônimo disse...

oiii

Nossa seu blog é maravilhosoooo

to aprendendo muitoo mesmo



agora vc poderia ensinar a fazer roupas ..
por favor

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Passando para avisar que indiquei o blog a mais um selo:
http://marisol-maryline.blogspot.com/2010/03/selo-kreativ-blogger.html
Espero que goste!

Tia Tsuko disse...

Adorei seu blog!!! ^_^
Já tem muuuuito tempo que não desenho, mas depois dessas suas dicas sobre "modelos vivos" até que me deu uma vontade...
Faz um tempão que venho catando umas fotos de meninos na internet (tudo para fins de estudo, sabe como é... ^_^) mas acabo não desenhando. Agora vou procurar fotos de mulheres, já que tenho dificuldade em desenhá-las... Até mais!

Anônimo disse...

E aê??? num vai mais posta novas apostilas manow!? atividade veio!!!!!...bem deixando os esculachos de lado xD tá de parabens o blog cara firmeza total xD e n tem essa de exclui blog n agora q vc arranjo ai uns 100 pupilos tem masi jeito n sustenta at o final xD ah e olha vo tenta da uma força na divulgaçao!!!

Lynn disse...

Legal... Eu gostei.
Voltei a praticar novamente, então resolvir vir aqui. Tá bem legal. o/ ~bye

Diego Oliveira disse...

só achei seu blog agora, gostei bastante dele.Vou treinar mais com fotografias.

Unknown disse...

Uma amiga me indicou o seu bolg, pois amo desenhar, mas meus desenhos são "feinhos". Adorei as dicas do seu blog. Vou treinar, para desenvolver o meu desenho.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ciaossu,
Kra parabéns pelo ótimo material que tens colocado a nossa disposição, muito melhor do que muita revista que vendem nas bancas xD.

Parabéns !!!!

Unknown disse...

AGHHHHHHH !!! vc n vai mais postar nda?? td dia entro nesse blog pra v c vc posto algo novo e ai n tem nada ...essa insistencia obviamente eh pq teu blog eh o melhor cara! serio n desiste dele por favor T.T vc ta fazendo aki um trabalho muito bom intaum n vo repetir mais ( n verdade eu vo xD) CONTINUE ESSE BLOG !!!

Erick disse...

Cara você e de +
Parabéns !!
UMA COISA MUITO IMPORTANTE:
*Gritando*
Nunca mais diga que vai deletar o blog !! *ohhh!!*
* @.@ *
...O
nUNcA,dE nENhUma maNEiRa De FoRma ALGuMa oUSe PeNSaR NIsSO!!!

vOcÊ PodE seARRepeNdeR
* risada maléfica muhahaha*


Assustou? bricadeirinha naum faria mal a uma mosca *heheheheh*

Mais agora é sério pelo amor de nossa senhora dos desenhistas desesperados continue com esse blog
Quero continuar desenhenhando naum quero ir parar debaixo de uma ponte com meus 17 Filhos naum sabendo desenhar nem um pacmen ou um boneco do jogo da forca buááááááááá!*chorando*


*Falando de forma dramatica*
Por essas e outra continue!!!


HA é e da proxima vez que for plantar alguma coisa plante numa horta de preferencia! e com bastante adubo pra ver se cresce mais rápido
a se naum souber montar uma horta assece:
www.montandoumahorta.com.br
Hehehehehehe


Abraços.....Erick

fafal disse...

ALELUIA!!!!
finalmente li seu blog todo,simplesmente perfeito,essa dica que vc deu é maravilhosa e estimulante
uhashuasuhas
pena que não sou bom em "copiar",no maximo eu junto "peças" de varios personagens,não sei se é defeito ou qualidade,ainda to na parte do rosto,mas ainda desenho um personagem inteiro

fafal disse...

acabei esquecendo
cade o maldito do contador?
husahuasuhsa

Anônimo disse...

morreu?XP

Anônimo disse...

(...)
=D

Fred disse...

kd vc Rochester

Anônimo disse...

porra cara vc n posta mais...WTF!?ESSE NEGOCIO DE PLANTA TO ACHANDO Q EH QUE É OUTRO PROBLEMA(planta mandioca) se ta dificil tanto assim relaxa entra no site www.problemasdeereçao.com mais posta aguma coisa AGGH!xD

ps:posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!posta logo!!!:0

Fafal disse...

alguem se comunica com ele?
eu mandei um e-mail e ele não respondeu,alguem sabe se pelo menos ele está vivo?

Elba Mara Mendonça disse...

Passando para avisar da indição a selo:http://brasilzine.blogspot.com/2010/07/selo-happy-101.html

Anônimo disse...

hjfhgfj

Artur Cunha disse...

Olha, me perdoe se eu estiver errado, mas acho que esta foi a forma dele excluir o blog.assim o conteúdo ficará visível aos outros iniciantes(apesar de eu ver o blog todos os dias que posso).Bem, se algum dia vc voltar rochester, agradeço.Foi por aqui que eu comecei, e estou muito grato por tudo que vc fez.

Anônimo disse...

quale n desite do blog quale!! continuaa

Anônimo disse...

"Volto logo....." neh...parece q vc desistiu msm do blog mesmo assim vlw pelo conteudo q vc passo aki pra gente e talz... é uma pena mais parece q nunca mais vai ter um post nesse blog mais ...vc deve ter um motivo pra isso intaum so posso dizer obrigado,obrigado e obrigado ajudou muito suas apostilas e quem sabe um dia eu te dou um emprego de assistente quando eu começar com meus mangas xD

bom é so isso(só?moh textoxD) e td de bom ai e q tu se de bem na carreira de mangaka ^^ e mesmo vc nao me conhecendo eu devo muito a vc intaum obrigadoooo e adeussss(T.T)

Caroline disse...

Parabéns pelo blog , são ótimas suas explicações .
bom , eu estou dando um sinal de vida , para vc continuar a postar suas apostilas ^^ elas estão ajudando muito xDD

Fran'Arts disse...

Agora 44 comentários! Superou! rsrsrs Olá, sou nova por aqui e achei seu blog por um caso e num outro blog. Sou super fã de desenhos mangá e tô querendo aprender a desenhar, até então, eu só faço cópia. Agradeço por compartilhar essas informações conosco. Valeu!

Miranda disse...

Queria apostilas sobre roupas... Acho meio difícil desenhá-las, e não quero ficar o resto da vida desenhando personagens nus... coitados!

ADOOROOOO seu blog...

Beijinhos

£r!¢k disse...

Assim PROFº vc foi abduzido ????
Perguntassssss:::
1º Vc foi abduzido por ET's? se sim como é MARTE??? O.o
2ºSe vc foi msm planta alface no asfalto melhor adubar pq
ta demorando.....!
3ºVc vai continuar msm o blog ou foi soh brinkadeira? ^^
*serio*Se vc continuar em mais de 6 meses de demora pessoas vão deixar de asseçar, o blog
(Entendo que foi problemas pessoais mais passa no blog pelo menos uma vez no mes se puder ^^ )
4ºSei que faz isso tudo de graaça e naum tenhu direito de reclamar mais é soh uns toques ^^!!
5ºNunca desista dos seu sonho e do nosso sonho ^^ ou vamos acabar desenhando apenas boneco palitos T.T buáaaaa )


Ç.Ç ah a proposito, ^^ queria as apostilas da mão, cabelos, roupas, e TUDO maisss achu que deveria acabar primeiro as apostilas da muié ^^


Obrigado.

Att. £r!¢k (Lover RAGNAROK)




Valewwwwwww vc me ensinou a desenhar

Anônimo disse...

Ta parecendo o professor da minha escola só aparece uma vez por ano...

Anônimo disse...

2011 o ultimo poste foi em 2010....

Natália disse...

Carambaaaa posta maiss por favorrr!! Eu aprendi muito com as suas dicas,serio eu achava que sabia desenhar, mas qndo vi a diferença chega tomei um susto, pf volta a postar, continua a apostila de personagens femininos, eu nao sei desenhar um rosto de perfil, e tbm nao sou boa em roupas, e muito menos sei desenhar pé, meu desenho tá cotó!! helpppppppp me !! kisses =*

Anônimo disse...

hum sobre a pesquisa n sei onde fica esse "recados" mais vai aki mesmo...seria legal cenarios e efeitos pq eu axo q com esse conteudo ja eh suficiente pra caminhar sozinho pelo menos eu no sentido de anatomia e tal pra mim desenhar macho eh facil '.'

UnknownRx disse...

Se você está demorando porque foi plantar alface no asfalto, eu aconselho você tentar plantar na próxima vez no acostamento(asfalto não é muito propício, talvez seja mais RAPIDO!!
hehehehe
bah, já faz quase um ano...
Ao menos as apostilas que já foram postadas são ótimas

Mais+Amigo disse...

Rochester, Rochester
sempre com suas piadinhas aiuheuiae xP
o blog tá perfeito, mimi *-*

saudades das suas aulas :D <3

Joao victor disse...

Cara seu blog é muito legal gostei das dicas e tudo mais valeu por tudo ae ! n.n você me inspirou a desenhar mais,vou treinar muito e algum dia eu farei manga desente !

éO disse...

Aonde você consegue essas figuras de anatomia para treinar as ilustrações?

Anônimo disse...

Muito bom a apostila, espero que continue a postar mais coisas, estou até que melhorando no desenho :D