sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

DESENHANDO A FACE FEMININA







Dando seqüência aos nossos estudos , vamos ver como é que iniciamos o desenho de um rosto feminino.Primeiramente é bom saber que APENAS, estamos desenhando uma face qualquer ,sem levar em conta muitas coisas importantes ,que aprenderemos mais tarde.Por enquanto se fixe apenas no exercício!
Bom,antes do primeiro rascunho,tenho que alertá-lo(a) que antes de mais nada,vc terá que tentar desenhar um CÍRCULO! Isso mesmo! Sem este maldito círculo,vc não vai a lugar nenhum!Tudo bem ,não quero nada perfeito,mas seria bom que se parecesse com um!A dica é treinar livremente! Pegue uma folha para rascunho SEMPRE ,antes de iniciar qualquer desenho e fique treinando círculos.Primeiramente isso vai aperfeiçoar a sua coordenação motora,depois vai beneficiar no aquecimento da mão .Quando vc começar a sentir tontura ,aí vc para!Mas é sério ,tente sempre fazer isso .No começo vai parecer chato,mas depois a coisa evolui.
Por que do círculo?
Se vc parar um pouco para pensar, vai perceber que a maioria dos objetos deste planeta são concebidos através da junção das figuras geométricas .Uma bola de futebol é uma esfera,uma tela de tv é um retângulo e assim por diante ...
...mais tarde veremos isso com mais detalhes!
Bem ,para desenhar uma cabeça,precisamos do círculo para montá-la!Sem este círculo ficamos meio perdidos.Não temos nenhuma referência para montar o oval que dará o início de tudo!
Outro fato importantíssimo: este oval inicial vai servir de unidade de medida para a gente montar o corpo!Depois veremos isso também!
Voltando: depois que fizer o círculo( se não conseguir montar à mão livre no primeiro momento,utilize um compasso ou qualquer objeto circular ,mas cuidado ,não vicie neste processo,tudo tem de ser feito livremente! )Este círculo não precisa ser gigante ,mas também não pode ser minúsculo!Tire um base da palma da sua mão!Se o círculo couber nela ,já está bom!
Agora que vc já o fez,divida-o ao meio ,com uma linha horizontal e outra vertical.( mais tarde aprenderemos o conceito sobre estas linhas chamadas de Linhas Auxiliares.)Trace uma outra linha horizontal na base do círculo .Entre as duas linhas horizontais que vc traçou,divida este espaço formado pelas duas com uma outra linha.Agora marque a mesma distancia que há entre uma linha e outra e aplique logo abaixo da base do círculo.
Eu sei que parece meio complicado,explicando assim ,mas é só dar uma olhadinha nos exemplos das imagens e verá que não é um monstro fazer isso tudo!
Desenhe os olhos nos locais adequados e pronto!
Depois é só vc traçar linha laterais nos dois lados do círculo e depois arredondá-los!
Lembre: não faça mais nada além disso!
Deixe sem cabelo também!Se fixe apenas na construção da face e mais nada!
Não esqueça: VOCÊ TEM QUE MEMORIZAR ESTE PROCESSO!
Ufa! Acho que agora vai!
Façam isso em casa e depois me digam como foi!
Como já falei ,depois vou explicar porque este processo é tão importante no desenvolvimento do desenho como um todo!
Um abração e postem os seu comentários sobre os tutoriais!
FUI....

A RECEITA



Antes de iniciar o próximo tutorial ,sobre como desenhar a face feminina,quero antes, desmistificar alguns conceitos sobre o que muitas pessoas pensam sobre desenhar ou como se comportar em relação a aprendizagem neste processo.
Sempre me perguntam se quem desenha bem é porque tem dom.
Para falar a verdade todos nós temos um dom para alguma coisa.Pode ser a coisa mais inútil na vida ,mas nós temos.Duvido que vc não saiba fazer alguma coisa bem feita ,não importa o que for ,mas sabe!Bem, a arte de desenhar pode ou não estar relacionado ao seu dom!Quando não está relacionado, é aí que entra a técnica e a vontade!E mesmo que vc tenha o dom para desenhar ,isso não significa que vc sabe tudo,apenas expressa que vc terá mais facilidade de compreensão e execução!Então, quebrando o primeiro tabu : não é necessário ter dom para desenhar bem,é preciso ter técnica!
Como adquirir técnica?
Estudando!
Tudo o que vc faz na vida ,no qual vc não utiliza o seu dom ,é feito através de estudo!E quando digo estudo,estou me referindo à OBSERVAÇÃO! Você observa e tenta faze-lo novamente!
Preste atenção: NÃO EXISTE NENHUM DESENHISTA BOM, QUE NÃO TENHA TREINADO ATÉ A EXAUSTÃO O SEU TRAÇO!
Outro fator importante na aprendizagem de uma técnica é essa : a REPETIÇÃO!
Não adianta ,por exemplo,fazer um determinado tipo de exercício uma vez só!Faça-o diversas vezes ,pois é isso que vai fazer com que vc assimile-o rapidamente!Não tenha pressa em aprender ,apenas se dedique no processo!
Vou ilustrar como é que funciona : imagine que vc nunca tenha feito um bolo de chocolate na vida.Aí de uma hora para outra, resolve fazê-lo.O que é que vc faz primeiro?Seguindo uma lógica ,vc procura por uma receita e a partir daí começa a executá-la ! A primeira execução certamente será seguida ao pé da letra,ou seja ,se na receita diz que vc deve usar 1 litro de leite ,meio quilo de açúcar ,uma perna de sapo (mesmo que pareça estranho!) vc usará! Depois disso tudo vc leva ao forno e espera o resultado ,não é mesmo?Bem ,vamos dizer que o seu primeiro bolo teve um “defeitinho”,o que vc faz? Geralmente se faz tudo de novo ,dando maior atenção à receita! Opa ,desta vez o resultado foi um pouquinho melhor,o cachorro já come!
Bem,lá pela décima tentativa ,e quilos de farinha desperdiçados ,vc já se arrisca a comer um pedaço,é claro ,sem antes oferecer para uma cobaia ,para ver se não tem nada de errado! Ok,tudo certo! Ningém morreu! Uma diarréiazinha aqui ,uma indisposição estomacal ali,mas isso todo mundo tem ,não é mesmo!?
Bem,a partir desse momento vc começa a mexer na estrutura da receita! De meio quilo de açúcar, passa para um quilo,de uma perna de sapo ,passa para um sapo inteiro e assim vai...
..vc nem segue mais a receita ,pois já memorizou toda a seqüência e todos os ingredientes que a contém! Logo, já se sente à vontade para poder começar dar o seu toque pessoal.É agora que se explica porque a sua mãe faz a melhor comida do mundo!
Ou seja,ela adquiriu uma TÉCNICA própria!Só ela sabe como tempera o feijão e assim por diante e mesmo que ensine a outra pessoa ,pode ver que não é a mesma coisa!
Na arte de desenhar é exatamente isso que acontece!
No início vc segue uma receita!
Depois começa a praticá-la!
Após , resultados aparecem e então começa o processo de melhorar a técnica ensinada!
A partir daí,entra o seu toque pessoal! Aquele olho que o professor ensinou pode ser feito de uma outra forma!
Viu? A coisa funciona mais ou menos assim!
Por isso que eu sempre tenho o cuidado de dizer para os meus alunos que, por mais que eu ensine de um jeito,não quer dizer que ele não possa fazer de um outro!Mas cuidado com aquela premissa que diz que a ordem dos fatores não altera o produto! Em desenho isso modifica muito!Se vc tem a mania de iniciar qualquer desenho de um personagem pelos pés ,pode ter certeza ,vc está assando o bolo sem antes ter feito a massa!
Bem, espero que tenham apreciado a dica!
Um abração a todos que estiveram por aqui deixando os seus comentários e críticas.Participem sempre !Deixem suas perguntas ,dicas de algum site bem legal para baixar mangás,animes,fanzines e etc...
Ah, e divulguem o Blog!
CONTO COM VOCÊS!

Ainda ,os Olhos !


Está folha mostra como vc deve fazer para montar um par de olhos ,sem muita dificuldade!

Aproveitem!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

ESTILOS E TIPOS DE OLHOS


DESENHANDO OS OLHOS





Como dizia o famoso serial killer Chico Picadinho: vamos por partes!
A primeira coisa que vc tem que saber é que inicialmente este processo vai parecer um pouco enfadonho e mecânico ,mas com a repetição do exercício irá perceber que ele é de extrema utilidade!
O primeiro passo é criar um espaço para desenhar o olho. Uma espécie de traçado rascunhado,para se ter noção do tamanho do olho que iremos desenhar.
Ah, não posso esquecer: TIREM DA CABEÇA ESTA IDÉIA DE DESENHAR DIRETO ,SEM RASCUNHAR E ESTUDAR A PROPORÇÃO!
Todo desenho vai nascer a partir de um estudo ,de uma “riscaiada” ! Sem isso nada feito! A não ser que vc seja um Chuck Norris da vida !!!
Dito isso, vamos adiante!

Bem ,não vou descrever todo o processo aqui pois o mesmo está representado na imagem que postei ( folha A)
Só quero que perceba que este método demonstrado mecanicamente ,servirá de base para o restante do desenvolvimento!
Nesta primeira folha ,eu dou a dica de desenhar um retângulo para iniciar o desenho e depois vou acrescentando os detalhes! Mas se perceber na segunda imagem ( folha B ) eu já traço o desenho a lápis para demonstrar que a “coisa” não é um monstro de sete cabeças não!
Também desenho um olho mais realista e outro no estilo mangá ,para perceber que as características são as mesmas ,o que muda mesmo é o estilo da imagem!Lembre estamos caricaturando o olho humano!
Outro detalhe que não quero que vc se apegue por enquanto: os desenhos dos olhos estão representados com um certo sombreamento ! Então esqueça isso por enquanto! Deixem isso para mais tarde ! Apenas faça o desenho ,e não se preocupe em colocar sombras ,degrades etc...
...eu fiz isso porque eu sou MESTRE e necessito demonstrar isso fazendo com que vc me inveje! uh,uh,uh !
Até mais e façam uma tentaviva!
Acontecerá um milagre!
Vc vai fazer um olho direito pela primeira vez na vida !
Ah,há,ah,ah,ah!

A HORA DA VERDADE


Antes de mais nada quero deixar bem claro que os conceitos que desenvolvi aqui são especialmente particulares,talvez influenciados ,ou não, por alguma outra técnica que eu possa ter visto por aí nestes meus 786 anos de vida !

Não sou o dono da verdade, mas estou economizando até as cuecas para um dia poder comprá-la !Por isso poderá haver conceitos discutíveis por aqui , que ao longo dos anos serão provados que EU SEMPRE TIVE RAZÃO , ou não!
Bem ,dito isso, vamos ao que interessa!

Vamos começar os nossos estudos por um conceito bem simples!
Nós vamos desenhar Mangá certo? E o mangá se caracteriza pelo o que?
Aham! Te peguei!
O mangá nada mais é que um desenho caricato! É uma caricatura ! A caricatura se caracteriza pela simplicidade de seus traços e principalmente pela expressão que ela apresenta!
Por isso antes de mais nada, tenha isso em mente!
Segundo passo: iremos começar pelo rosto feminino!Por que? Ora bolas; porque sou eu que mando aqui!!!
Mas fora isso, é porque é a figura feminina que melhor representa o estilo mangá!
Como assim?
Bem ,a maioria que nunca leu um mangá e nem sabe “bolhufas” de nada ,sabe o que é um, simplesmente pelo fato dos desenhos apresentarem olhos fora do normal em suas proporções . E não me venham com esta história que desenho japonês tem olhos grandes por complexo de terem olhos pequenos!Bah ,é o mesmo que dizer que gaúcho come muito churrasco por que nunca viu uma vaca na vida!
Dando seqüência: os olhos no mangá são grandes, simplesmente para dar maior impacto à expressão facial do personagem,assim também como evidenciar de maneira mais fácil
o estado emocional do mesmo,e até serve como característica da sua personalidade!
Bem ,vivendo a nossa realidade agora: quem entre nós seres vivos deste planeta decadente ,expressa de forma mais natural e voluntária a suas emoções ??? ( tirando fora as hienas ,é claro !) Quem acertar ganha uma bala de banana que faz mais de um mês que está no bolso da minha calça ,que acabei de lavar!
Pois é,por incrível que pareça não são os homens !
Sim! As mulheres é que fazem isso com extrema cara de pau e facilidade ! uh,uh,uh!
Bem deixando os elogios de lado; é por isso que começaremos pelo desenho das mulheres no mangá.São elas que melhor expressam as suas emoções e o recurso gráfico que o desenhista dispõe para demonstrar isso está no desenho dos olhos ,que inacreditavelmente deve ser a única coisa que os japoneses se orgulham de terem inventado grandes!
Então ,muita atenção no desenhos dos olhos!
Um conceito que uso é,se sua cara é desastrosa ,pelo menos os olhos se salvam! ah,ah,ah !
Ei,calma aí,eu estou falando do desenho....
Bem ,então vou repetir :
Dedique o máximo de atenção no desenho dos OLHOS !
Eles são praticamente TUDO no desenho mangá!

sábado, 19 de janeiro de 2008

VAMOS DESENHAR ?





Olá a todos que visitam este blog!

A partir de agora em diante vocês acompanharão algumas dicas e tutorias de desenho mangá que andei bolando !Para falar bem a verdade ,andei dando uma olhada em algumas revistas e coisas do gênero e não fiquei satisfeito com o que vi,por isso resolvi desenvolver,do meu jeito é claro,algumas “cosita” !

Bem ,todo mundo que me procura em minhas aulas ,pensa que eu sou mágico,que vou encostar a mão neles e já vão sair desenhando.Não é bem assim! Até que não seria uma má idéia,já tentei,mas não funciona!
Também não possuo nenhum material mágico,como lápis,borracha ou qualquer coisa que escreva ou rabisque !
Também me perguntam se é fácil aprender a desenhar.
Como é que eu vou saber ?
-Ah,mas vc é professor!
E o Keko ?
Gente ,prestem atenção: Desenhar é o mesmo que fazer qualquer coisa na vida! OH,QUE REVELAÇÃO!!!
Mas é isso mesmo! Ninguém nasce sabendo e pelo que sei ,tudo aquilo que as pessoas fazem bem feito,o fazem porque sabem fazer e o mais importante ; GOSTAM do que fazem!
Aqui está o segredo! Se vc não gosta de desenhar ,não vai aprender nada ,pois tudo vai se na base do sacrifício.Qualquer exercício vai ser um “pé no saco” ,e nada vai atender as expectativas!
Outra coisa que também atrapalha os iniciantes: a ANSIEDADE!
Já tive alunos que mal começaram a desenhar a cabeça e já queriam desenhar um dragão alado!
Então “amiginhos” vão com calma !
Se vc seguir passo-a-passo tudo que eu der por aqui,não vai ter erro; daqui a uns 50 anos você vai ter evoluído bastante.Não para se tornar um desenhista ainda ,mas vai ter aprendido muita coisa! ^_ ^

Bem ,vamos começar então !

Primeiramente começaremos pela escolha do material!
Tem que ser material PROFISSIONAL ! Você não quer ser “PROFI” ?
Ah,ah,ah ! Te assustei né!
Bem ,não precisa ser nada de material profissional,mas também não pode querer desenhar com aquele lápis velho todo mordido e que seu avô usa para limpar o ouvido!
Aqui vai a lista!

Um lápis nº 2 , h ou hb ( parecido com estes de escrever normalmente)
Um lápis 4b,5b e 6b para sombreamento.
Uma borracha macia que não borre quando for apagar.
Uma lapiseira 05 e uma 03 .
Grafites 05 e 03 , HB E 2B
Folhas de papel sulfite ou qualquer uma que seja branca e que se possa desenhar nela!( Jamais desenhar em folha dobrada,amassada e todas as que forem adjetivadas com “ada” no final ! )
Alguns trocados para comprar uma bolachinha recheada no meio da tarde!
Uns dois dentes de alho para afastar o mau olhado daquele seu amigo que está seu lado torcendo para que o seu desenho não saia melhor que o dele!
Um “sal de fruta” para aquele mal estar indesejado por causa da bolachinha vencida que vc acabou de comer!
Um sache de chá pra fazer uma média do tipo: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­- eu só tomo chá por que faz bem pra saúde e cafeína faz mal para o meu cérebro e blá ,blá ,blá!


Bem ,se duvidam de tudo isso é só dar uma olhada no meu material de trabalho!

É tudo novinho em folha! ^_~

O que vc deve usar ? Lápis ou lapiseira?
Agora entra a sua parte em decidir!
Particularmente eu utilizo muito mais a lapiseira 05, do que o lápis!
A facilidade da lapiseira é que vc não precisa estar apontando toda hora e o lápis volta e meia vc tem que fazer isso! “Incrusiviu” sempre tem que se desenhar com a ponta do lápis apontada :nada de desenhar com a ponta grossa !
Então fica ao seu critério!
Sobre a lista acima; quero deixar bem claro que não é necessário se ter todos aqueles materiais citados para se começar a desenhar ! Um lápis ou uma lapiseira,uma borracha e papel já é o suficiente .O restante é puro complemento( é claro sem esquecer o dinheiro pra bolachinha!!!)


Vamos à luta então!

Vai começar o sofrimento! ^_ ^