sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A RECEITA



Antes de iniciar o próximo tutorial ,sobre como desenhar a face feminina,quero antes, desmistificar alguns conceitos sobre o que muitas pessoas pensam sobre desenhar ou como se comportar em relação a aprendizagem neste processo.
Sempre me perguntam se quem desenha bem é porque tem dom.
Para falar a verdade todos nós temos um dom para alguma coisa.Pode ser a coisa mais inútil na vida ,mas nós temos.Duvido que vc não saiba fazer alguma coisa bem feita ,não importa o que for ,mas sabe!Bem, a arte de desenhar pode ou não estar relacionado ao seu dom!Quando não está relacionado, é aí que entra a técnica e a vontade!E mesmo que vc tenha o dom para desenhar ,isso não significa que vc sabe tudo,apenas expressa que vc terá mais facilidade de compreensão e execução!Então, quebrando o primeiro tabu : não é necessário ter dom para desenhar bem,é preciso ter técnica!
Como adquirir técnica?
Estudando!
Tudo o que vc faz na vida ,no qual vc não utiliza o seu dom ,é feito através de estudo!E quando digo estudo,estou me referindo à OBSERVAÇÃO! Você observa e tenta faze-lo novamente!
Preste atenção: NÃO EXISTE NENHUM DESENHISTA BOM, QUE NÃO TENHA TREINADO ATÉ A EXAUSTÃO O SEU TRAÇO!
Outro fator importante na aprendizagem de uma técnica é essa : a REPETIÇÃO!
Não adianta ,por exemplo,fazer um determinado tipo de exercício uma vez só!Faça-o diversas vezes ,pois é isso que vai fazer com que vc assimile-o rapidamente!Não tenha pressa em aprender ,apenas se dedique no processo!
Vou ilustrar como é que funciona : imagine que vc nunca tenha feito um bolo de chocolate na vida.Aí de uma hora para outra, resolve fazê-lo.O que é que vc faz primeiro?Seguindo uma lógica ,vc procura por uma receita e a partir daí começa a executá-la ! A primeira execução certamente será seguida ao pé da letra,ou seja ,se na receita diz que vc deve usar 1 litro de leite ,meio quilo de açúcar ,uma perna de sapo (mesmo que pareça estranho!) vc usará! Depois disso tudo vc leva ao forno e espera o resultado ,não é mesmo?Bem ,vamos dizer que o seu primeiro bolo teve um “defeitinho”,o que vc faz? Geralmente se faz tudo de novo ,dando maior atenção à receita! Opa ,desta vez o resultado foi um pouquinho melhor,o cachorro já come!
Bem,lá pela décima tentativa ,e quilos de farinha desperdiçados ,vc já se arrisca a comer um pedaço,é claro ,sem antes oferecer para uma cobaia ,para ver se não tem nada de errado! Ok,tudo certo! Ningém morreu! Uma diarréiazinha aqui ,uma indisposição estomacal ali,mas isso todo mundo tem ,não é mesmo!?
Bem,a partir desse momento vc começa a mexer na estrutura da receita! De meio quilo de açúcar, passa para um quilo,de uma perna de sapo ,passa para um sapo inteiro e assim vai...
..vc nem segue mais a receita ,pois já memorizou toda a seqüência e todos os ingredientes que a contém! Logo, já se sente à vontade para poder começar dar o seu toque pessoal.É agora que se explica porque a sua mãe faz a melhor comida do mundo!
Ou seja,ela adquiriu uma TÉCNICA própria!Só ela sabe como tempera o feijão e assim por diante e mesmo que ensine a outra pessoa ,pode ver que não é a mesma coisa!
Na arte de desenhar é exatamente isso que acontece!
No início vc segue uma receita!
Depois começa a praticá-la!
Após , resultados aparecem e então começa o processo de melhorar a técnica ensinada!
A partir daí,entra o seu toque pessoal! Aquele olho que o professor ensinou pode ser feito de uma outra forma!
Viu? A coisa funciona mais ou menos assim!
Por isso que eu sempre tenho o cuidado de dizer para os meus alunos que, por mais que eu ensine de um jeito,não quer dizer que ele não possa fazer de um outro!Mas cuidado com aquela premissa que diz que a ordem dos fatores não altera o produto! Em desenho isso modifica muito!Se vc tem a mania de iniciar qualquer desenho de um personagem pelos pés ,pode ter certeza ,vc está assando o bolo sem antes ter feito a massa!
Bem, espero que tenham apreciado a dica!
Um abração a todos que estiveram por aqui deixando os seus comentários e críticas.Participem sempre !Deixem suas perguntas ,dicas de algum site bem legal para baixar mangás,animes,fanzines e etc...
Ah, e divulguem o Blog!
CONTO COM VOCÊS!

12 comentários:

Anônimo disse...

hhmmmmm intereçante! eu nunka fiz um bolo d chocolate.....

bom entom vo dexa uma dica d site d anime:

http://s186.photobucket.com/albums/x314/mestre_dohko

n e um site d anime oficial, mas pra qm gosta d cdz e uma otima opçao! alem de muitas imagens e fanarts d cdz ainda da pra ler os primeros capitulos do Episodio G, Lost Canvas e Next Dimensiom, em portugues!!!
vale a pena ver ^^

Bjuss e vo faze um bolo d chocolate......

Anônimo disse...

Sensei, eu segui todas as dicas e lições á risca, frase por frase dica por dica... bom pelomenos os olhos eu já sei desenhar ! POKAPOSAKSPO³
Adorei o bom humor, ajudou a descontrair (principalmente na última lição que pra mim nescessitou de muitas tentativas até atingir um padrão, ou pelomenos até ser destinguida de um objeto não identificado . U_U'
bom, adorei as dicas, parabéns pelo blog, me ajudou bastante .. UAU .. e parabéns novamente pelo seu maravilhoso trabalho, e pela sua paixão por mangá ! beijos :*

Larissa disse...

Aah que blog liiindo *-*
Me mostro pks, adorei
:*
nova visitante

Lih disse...

Aah, apaga o blog nãoo
é tãoo maneiiro *-*
Adoreii gente
bgs :**

tiorafinha disse...

nnosss cara , bem interesante , e melhor do que isso , muito bem feito esse site , eu tava a tempo procurando um site assim , encontrei varios site ate , mas nenhum explicava tao bem quanto esse .
então parabéns para vocês e espero q vocês continuem com o bom trabalho que vocês vem fazendo .
Parabéns e ba sorte.

Pâmella disse...

Aiihhn oo blog ée liindoo *-*
Suppeer maneiiro ;D
Nuum apaagaa nuum

Bjoos
;*

Neno disse...

vlw pela dica kk

vou deicha ums dos sites mais foda de animes e mangas www.animesheaven.com.br

Burnz disse...

Realmente, isso ajuda as pessoas que precisam! Eu fui acompanhando desde o começo. Eu já sou um pouco bom com desenho, mas voltei desde o começo, e consegui desenhar os olhos! Um de cada lado... xD
Bom, enquanto ao bolo, eu nunca fiz um u.ú'

Anônimo disse...

Muito interessante o seu blog! Há algum tempo que desenho mangá através da observação de imagens. Até que não ficaram muito más, pelo menos, sempre me disseram que estavam boas.
Com o passar do tempo, tive vontade de criar meus próprios desenhos, porém vinha aquela dúvida. Era preciso ter algum tipo de talento? Pois o que faço é apenas observar uma imagem da tela do monitor e desenha-la no meu papel, (e isso não é talento, que saiba). Já tinha perguntado a muita gente e as respostas eram, na maioria das vezes, sim. Acabei, desta forma, esquecendo um pouco de desenhar. Como gosto muito de animes e mangas, e por isso decidir voltar a desenhar. Pesquisando no Google encontrei essa postagem, que respondeu a minha dúvida, comecei a ler as mais antigas, e acabei gostando do seu material. Agora sei que, estudando e praticando, tenho possibilidades de desenhar tão bem quanto alguém que tenha talento, certo?
Bjs

Rafael Marchesin disse...

Desenhar sempre foi algo difícil para mim. Muitos sempre disseram que eu desenhava bem, mas nunca utilizai técnica alguma e eu sei que esses meus desenhos nem eram tão bons assim, é por isso que eu vou acrescentar essa perna de sapo a minha receita, rs... boa dica, nunca tinha pensado nisso!

Caesar IV disse...

Boa sensei!!!

Link ae : evangelionbr.wordpress.com

Caesar IV disse...

Boa sensei!!!

Link ae : evangelionbr.wordpress.com