quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ANATOMIA FEMININA-CONTINUAÇÃO
























































Se a canoa não “viráh”
Olê,olê,olá
Eu chego “láh...”
.....................................
Olha a cabeleira do zezé,
Será que ele é ?
Será que ele é ?
.....................................

Ô jardineira por que está tão triste,
O que, que foi que aconteceu ?
- Foi a Camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu ! (Uiaaaaa! )

Arrepiaaaaa Salgueiro !

Hoje eu vou tomar um porre,
Não me socorre que eu tô feliz,
Hoje vou de bar em bar ,
Levando a vida como eu sempre quis !....

Garçom......
Garçom.....
Traz uma ceva bem gelada aqui na mesa !
Que bom......
Que bom......
Minha alegria deu um porre na tristeza.....!


- TÁH....E AÍ ROCHESTER ? VAI FICAR ATÉ QUANDO AÍ SOCADO NESTE QUARTO ESCUTANDO ESTAS MÚSICAS DE CARNAVAL DO ANOS 50 !

- Ah mãe, deixa eu curtir o meu carnaval em paz !
- Que mané Carnaval que nada ! Esta porcaria já acabou faz tempo !
- O que !?
-Dá um jeito de levantar este “rabo sujo “ daí e vai procurar alguma coisa pra fazer !
-Tá mãe ,tá mãe ,não enche !
-Olha o respeito guri ! Anda de uma vez ! Eu vou até a feira e se quando voltar eu te encontrar aí ,sem fazer nada ......pode preparar o teu “lombo”.Acabei de comprar uma havaianas nova e tô louca para estreiar ela em alguém !Tá ouvindo ??????
- Tá mãe.......tá....!
Afe ! Desenhista não pode ter nenhuma folguinha.......

Bem ,já que a “coroa” quer que eu faça alguma coisa,vou postar alguma coisa no blog.....


E AÍ GALERAAAAAAAAA!
COMO VÃO ! TUDO BEM ?
NOOOSSAAAA! QUE SAUDADES QUE SENTI DE VOCÊS !!!! ¬­_¬

HU,HU,HU,HU,HU !!!!


Bem, deixando as brincadeiras de lado agora ...

Espero que todo este tempo que fiquei sem postar ,tenha servido para aperfeiçoar o traço de vocês.Muito exercícios ,muito treino e muita dedicação !Não é mesmo ???
Não vão me dizer que não fizeram nada ! Afe ! Tempo tinha de sobra !Não me venham,com desculpas.
Vamos seguir então com o seguimento da apostila que fala da anatomia feminina .

Como já vimos anteriormente ,um bom desenhista precisa de certas técnicas para aperfeiçoar o seu trabalho.Já disse aqui também ,que existem pessoas com “dom” para fazerem coisas melhores que as outras.Porém este “dom” precisa diariamente ser estimulado.Quando digo “estimulado”,quero dizer que ele é como um músculo que precisa sempre estar trabalhando para não atrofiar.E é isso que você que quer ser um um bom desenhista tem que fazer.Treinar ,treinar e treinar ! Não existe nenhuma outra fórmula para o sucesso a não ser esta. O grande rei do futebol, Pelé ,dizia que quanto mais treinava ,mais sorte ele tinha! Na verdade ele queria dizer que quanto mais treinava,mais aprendia e muito mais colhia ótimos resultados com isso ! Por isso sempre toco nesta tecla.Se você quer mesmo aprender a desenhar e ter um bom desempenho,então treine,estude,dedique-se neste processo.A atitude é essa: dedicação ! E não se preocupe com o tempo que você leva para aprender.Até porque, mesmo vivendo uma vida inteira ,não se aprende tudo!
Outro ponto importante : ABRA A SUA CABEÇA ! Geralmente os adolescentes tem esta mania de achar que sabem tudo.Como dizem: - “tá tudo dominado ! “ Dominado uma ova !
O que quero dizer é que existem inúmeros e incontáveis recursos na atualidade para se aperfeiçoar em qualquer área de trabalho .Mas as vezes as pessoas abrem mão disso por negligência ,preconceito e ignorância !No nosso caso ,me refiro especialmente aos estudos na área de artes mesmo ! O que custa você que quer desenhar MANGÁ, dar uma passadinha num museu de artes ,conferir algum livro de ilustrações de um pintor famoso,procurar por outras fontes de conhecimento que vão agregar qualidade ao seu trabalho! Se você soubesse o quanto é esclarecedor quando você observa uma escultura humana para o seu aprendizado de anatomia .....
Existem vários livros de grandes desenhistas espalhados pela internet esperando para serem “baixados”,mas infelizmente ninguém faz isso.
Pessoal !Vocês não podem ter esta “cabecinha” fechada !
Mesmo que estejamos desenhando Mangá ,a base de todo desenho da figura humana vem dos desenhos acadêmicos.
Perguntinha ?
Se existisse uma disputa de livros de desenho ( apostilas),entre os antigos e os da atualidade ,quais seriam os melhores? Os antigos ou os mais recentes ?
Certamente os antigos! Os atuais não são ruins,mas são feitos para pessoas imediatistas,que querem tudo muito rápido.Sendo assim estes livros,incluindo aqueles que falam de desenho mangá,pecam na informação,subtraindo muita coisa que deveriam ensinar !Já os antigos ,dão a devida atenção para aqueles que querem realmente aprender.Tudo é ensinado de uma forma progressiva e sem atropelos.Portanto não deixem de procurar por outra fontes de informação.Não seja preconceituoso!Qual a diferença de anatomia entre o Super Homem e o Goku ? Nenhuma ! O que muda é o traço do desenhista !Procure entender isso !

Bem ,dando seqüência na nossa apostila ,hoje vou postar a continuação do desenho do tronco feminino e uma pequena e bem simples apostila extra falando sobre cabelo.

Extra Cabelos

Sobra a apostila do cabelo,quero deixar bem claro que é algo bem básico,só para terem uma certa noção sobre o assunto. Apostila completa mesmo ,só mais tarde quando voltarmos a falar da cabeça !
Nesta ,eu apenas faço uma abordagem para revelar como é o processo inicial da construção de um molde para um “penteado”.
Não estou levando em conta detalhes que devem ser explorados pelo desenhista na hora de construir um cabelo,como a personalidade do personagem .Portanto ,dê uma olhada ,pratique e depois a gente volta a falar deste assunto !

Continuação da Anatomia Feminina

Nesta continuação,eu dou seqüência num estudo que é muito importante que é o do tronco feminino!Não esqueça isso que vou dizer : QUANDO SE APRENDE A DOMINAR O MOVIMENTO DO TRONCO FEMININO,VOCÊ APRENDE 80% DE TODO O PERSONAGEM !
Por isso que insisto nesta parte !
Procure entender a técnica que aplico aqui !
Prometo que você não vai se arrepender.Pode parecer chato no começo,mas depois você verá que valeu todo o esforço !
Nesta parte da apostila eu dou uma pincelada falando sobre a pélvis feminina e a sua importância no complemento do desenho .
Falo também das linhas que medem a proporção e que se encurvam para termos um melhor entendimento da posição do personagem.Inclusive faço uma comparação com uma mola que se contorce ( usei até um boneco de palitos como se fosse de mola para ilustrar melhor ^_^ ! )
Além disso mostro uma técnica importante para dar volume ao desenho,que é o desenho com blocos.
Neste ponto quero dar uma dica :
Quando desenhamos, estamos usando apenas ,me corrijam se eu estiver errado,um dos nosso cinco sentidos ,correto ? A visão ,não é isso ? Porém existe um outro sentido que pode nos auxiliar e muito na hora de desenhar também . O TATO !
Isso mesmo! Mas como????
Sempre procuro dizer para meus alunos que eles precisam SENTIR ( como se estivessem tocando com as mãos ) aquilo que estão desenhando.Isso faz com que o seu cérebro ative a imaginação e assim você consegue interpretar melhor aquilo que desenha !
Faça um teste !
Ex.: vamos começar com algo sólido,eu pensei no seu celular !
O que você faz?
Pegue o seu celular e feche os olhos,mas se quiser apenas não olhe para ele.
TOQUE-O em toda a sua superfície.Lentamente vá passando a mão nele e vá tentando interpreta-lo em sua estrutura.
Depois vá para a folha e tente desenhá-lo.
Desenhe-o aos poucos.Cada dúvida que você tiver no desenho,novamente pegue o seu celular na mão e vá sentindo-o,mas sempre sem olhar para ele.
Faça isso ! Você verá que será muito mais fácil de desenhar.
Depois tente fazer com algum bicho de pelúcia.Depois me diga como se saiu !

Bem, por que eu abordei isso ?

Simples.Na hora que você estiver desenhando o corpo feminino,tente sentir a sua estrutura.Tente interpretar a sua curvatura ,pontos salientes ,suaves e etc...

O que vou contar agora vai parecer mentira ,mas é verdade:
Eu treinava este tipo de coisa com um boneco manequim velho que eu tinha ! ^_^
Devia ser hilário a minha mãe ver eu passar a mão de olhos fechados naquele boneco !
HUA,HUA,HUA,HUA !
Mas é isso mesmo.Aquilo ajudou pra caramba !

Bem ,a namorada também servia ............^_~


Então é isso !
Estudem muito esta parte por que a próxima postagem iremos finalmente desenhar braços e pernas !


HUMMMM...

O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM O MEU CONTADOR ?
SERÁ QUE QUEBROU ???
VOU TESTAR MAIS UMA VEZ.....
HUMMMM...DEIXA EU VER.......HUMMMMMMM

QUERO 30 COMENTÁRIOS ATÉ O DIA 7 DE MARÇO
SE ISSO NÃO ACONTECER, JÁ SABEM NÉ ????


ZIIIIIIIIIIIIIIIIIIP !

O BLOG VAI SER EXCLUIDO !!!!!!


Ah, quero deixar um agradecimento para toda galera que tem entrado no blog e deixado o seu recado e um abraço e um beijo na Marisol Maryline que indicou o meu blog para um concurso apontando-o como um dos mais legais que ela conhece !










E também um beijo e um abraço todo especial na Lynn,que está preparando algo que é surpresa^_^ Valeu Lynn ,estou me sentindo o "cara" !
Beijão menina e obrigado.
Sobrando um tempinho eu faço a minha lista também !
Valeu !
ATÉ MAIS !
Fui........................................................................................................................................

48 comentários:

Unknown disse...

Legal!!! Novo post, demorou mas chegou!!!
Como sempre só tenho uma coisa a dizer: este é o melhor blog que encontrei até hoje!

aguardo o próximo post!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vey..eu tinha baixado umas apostilas antes msm de vc citar ai..mas elas vem em espanhow em ingles ¬_¬' e nem uma é taum didatica quando vc absuhaushausha

Unknown disse...

Tronco feminino!Essa é a parte onde mais peco.Vlw pela apostila ^^

Lynn disse...

Oi, tio! ^-^/

Obrigada pelo carinho, tio! o/ Seu trabalho como sempre esta ótimo! ^.~***

Ei, tio!!! Não deleta o blog, se não meu sonho acaba!!! Já imaginou se isso acontecer, tio? O_O” Lamentável... sou jovem e preciso de incentivos pros meus objetivos –sendo super-hiper-mega dramática!-...

^O^~Turmaaah!!!

Dá essa força! Não custa nada! O trabalho do tio merece esse mérito!

Vejam só, o tio tem a mãe dele que dá a” maior força...” (-_-) ... para ele, mas mesmo assim, ele faz um ótimo trabalho e merece credito por isso, então pessoal, vamos comentar o trabalho do tio, ele merece...

Bom, tio... To tentando, né. Espero que a turma comente... SE NÃO...!!! Ò__Ó” Eu bato neles,-olhando para o pessoal- vio!?...

Tchau! U__U’

Hot Dog disse...

Pow na moral vc ensina bem pra caramba o/
Vê se naum apaga o Blog ò.ó'
ahsuhaushauhsuahsuas

Vlw vey,se eh o carah!

Unknown disse...

Como sempre seu blog tá show, eu tento acompanhar, mas devo admitir que estou umas lições atrasado... Sempre que posso tento sentar pra treinar... em breve vou mandar alguma coisa pra vc ver. Vlw continue assim!!! E pelo amor de deus NÃO APAGUE O BLOG.

Abraço.

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

NÃO APAGUE O BLOG NÃOOOOO!!!!

Aquela indicação não ajudou no incentivo de continuar o blog nem um pouquinho?!?!? T^T

Olha, eu mal chego a receber 5 comentários num post só, e já fico feliz por alguém estar lendo (devo ser uma baka mesmo... mas...)

Seu blog é muito legal não apaga ele não!!!
Ajudarei a divulgar o/
As lições estão muito interessantes, apesar de eu estar vendo apenas o começo.

Continue por favor!!!

Lynn disse...

É, tio... muito interessante, mas eu ainda tô treinando os circulos... [/mentira] rsrs ^-^/

=O Temos que alcançar a meta!
-falando para os visitantes-

Tem que ter no mínimo 30 comentários... O tio é
exigente... (-.-)/

Tchau, tio!

Anônimo disse...

Ei, se você deletar o blog como vai satisfazer seu imenso ego?

Lukkas disse...

Muito bom mesmo. Só estou tendo um pouco de dificuldade nesse ultimo post, pois não está tão técnico como os outros, tipo não está tão explicadinho, risco, por risco.

Mas adorei. Nota 10.

Anônimo disse...

mais um post \o/ vlw tiooo!!!!
mas nao exclui o blog nao,o sonho meu e de muitas outras pessoas depende dele ^^
e pessoal,se voce esta lendo esse comentario ,nao seje timido, comente,nem que seja como anonimo ou então , eu vou mandar uma amiguinha fantasma que eu tenho te acordar de noite mhuwahahahaha 6_6

Anônimo disse...

Usa o http://www.geovisite.com/pt/ para contador de visitas, ele é muito bom, não dá certos problemas como outros que já usei antes. Acho que o um pequeno porém é que você vai precisar se cadastrar pra usar esse serviço.

Boa sorte com o blog e não deleta ele não!!!

Anônimo disse...

Acho que tem muitas pessoas que não sabem como fazer um comentário. Tem muita gente que acha que tem que ter uma conta no blogger pra poder comentar, aí acaba que passa e nem comenta. Isso é um problema, não?

Anônimo disse...

cara muito bom seu blog...muito material de referencia^^

Anônimo disse...

Muito bom o blog *-*
Não apague, pelamordedeus! xD

Unknown disse...

Tipo,tem que ter uns comments pro cara saber que estão visitando o blog.Rochester,vou enviar um desenho pra voce rir(corrigir).

Anônimo disse...

aí cara, adoro o seu blog Vê se nao exclui nao.
Me sinto um profissional só de olhar pro meu desenho.
E esse é o melhor blog que eu ja vi

Anônimo disse...

To treinando pra assimilar bem..ta meio dificil ahsuhaushaus...

Lynn disse...

Hm,tio?

Queria que explicase-me: como faço para deixar meu desenho profissional? Igual aqueles que vemos naqueles posters.

Não tenhu a mínima idéia... Eu faço o desenho em uma folha ou no "PC"?

Qual o programa com qual devo trabalhar para dá uma aparencia profissional ao meu desenho?

Ia lhe mandar um email, mas não sei seu indereço. Tchau!

=***

Anônimo disse...

cara, to com a mesma duvida que a Lynn

queria tambem saber como fazer po desenho fica com aquele acabamento profissional,tipo aqueles brilhos da pele e luz dos cenarios

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Também queria saber como faz para meus desenhos ficarem com uma cara profissional! o/

É difícil fazerem outras pessoas comentarem!
Mais de um comentário por pessoa conta?

Eu treino desenho, mas ainda não sai da cabeça... (T__T) Estou num ritmo lento quase parando...

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Vamos ver se isso levanta um pouco os comentários por aqui:
te indiquei ao selo do Conexão Naruto! Por favor veja as regras: http://marisol-maryline.blogspot.com/2009/03/mais-um-selo-conexao-naruto.html

Anônimo disse...

isso e mesmo estranho, na comu do orkut sobre o visual tem umas 70 pessoas mas ninguem comenta

e se os mais de um comentario por pessoa nao valer ainda estamos no 16

ALALALA disse...

Fiuu..eu desenho ah um tempo,nada de mais,ai jah tinha um noção por isso to com facilidade de aprender as coisas que vc passa ai,ateh pq taum bem explicadas ;) e quero mais tutoriais ~~ o/ hehehe

lugplay disse...

aeeeeeee, finalmente encontrei um blog que ensine mangá direito!1!!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@!@

Azar que se não tiver 30 comentários o blog não vai mas ezistir

eu: :(

e o blog: +__+

Anônimo disse...

Acho que esse blog deveria ser mais divulgado pq é muito bom

Leo disse...

meu adoreiii to aprendendo muito so oq eu quero agora e fica melhor e melhor a cada diaaa da minha vidaaaaa!!!!!!! (^.^)

Anônimo disse...

achcxuhi hfe pb7oktg,h´pkmvsopkvcxgsjgduds2123tgf4mmiqhyF#%$RGTVTBHBJKnbjrshbtjkhyG%e45z634q,cp

Shoou o seu blog, ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

UFA!

Dosaag disse...

parabeens \o/

Anônimo disse...

Caramba,seu blog é tudo mastigadinho,cara.Parabens!

Lynn disse...

err... Já treinei bastante... Já até aperfeiçoei meus traços. Legal, né?

Os elogios almentaram a respeito dos meus desenhos!

\o/

ALALALA disse...

Posta mais aeee mano

Anônimo disse...

viiiiiiiiiu? 32!

Anônimo disse...

Não apaga:D
O blog tah MARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Parabéns! Você é ótimo.

Ann Carlotty *_*

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog viu?
Continui postando mais coisas assim, sobre desenho, eu já melhorei muito o meu desenho. Vlw! Bote mais!

Tiago disse...

Deleta o blog que eu te mato ò.ó

Parabéns cara, o blog tá ótimo. Continua assim! A sua é a melhor apostila que eu já vi, owna até a do Alessandro!

Anônimo disse...

measures strikes gaines bake separate fujhk economically cbbh interlocking facie ahref
semelokertes marchimundui

Elizabeth disse...

caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara te adoro!!!!!!!!!!!. procurei tutoriais de toda forma, e posso dizer com ABSOLUTA CERTEZA : o seu é o melhor!!!!!!!!!!!!!!.
PS: vi que jah tem 37 comentáriosRSRSRS nossa pele tah salva!
mais uma vez muuuuito obrigado, tu é demais!

Kaa-chan disse...

NUss muito bom!!!

Tudo o que eu precisava,*-*

nyaaaaaaaaa não exclui op blog não i-i

NyAAAAA T_T"

Tio,(?) LOL xD eu prometo te ajudar se vc não excluir o blog *-*

*prometo*

Fafal disse...

dessa vez foi por pouco hein
uhashuashuas
mas ele não pode excluir,se não iremos fazer uma rebelião lá no sul
huasuhsahsa

@LFGorgeous disse...

aaaah eu super amei teu blog !
NÃO APAGAAA, please ^^,
morro de ri com os posts,
continua, continuuuuua :)

Helo ∽☆ disse...

me ajudou muitoo,por enquanto foi o blog que mais me ajudou no mangá!! Parabéns continnue assim *-*

leonardo disse...

cara! eu te entendo... eu vivo em imperatriz do maranhao e com sua ajuda eu estou entendendo muitas coisas!!!Valeu continui por favor

Marlon disse...

Ow manow,pqvc tem q colher frutas no bosque?!??
To esperando o post sobre os pes(se naum demora,eu vivo só ate os 80 anos né)
esse é o unico blog q me ensino a faze manga direiti,osotros blogs saum tudo fixinha perto do seu ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu to divulgando o blog o mais melhor possivel,hein eu até escrevi o site com canetao permanene no quadro da escola(mas nao sei como tiraram) enfim,naum apaga o blog pq ta me ajudando muito esse é o unico site eficiente q eu axei
xau abraços e um bejo na sua ermã gostosa
flow
vlew pelo site

Marlon disse...

Ow quando vc vai ensina a faze os cabelo?e o pé?e a mãos?to esperando

Naypeh disse...

Manow,qando eu clico na foto entra numa otra pasta e naum da pra baxa,eu copio e fika co uma rezolussao ruim....dá uma arrumadinha aew?pf...(eu mexo pelo celular ,aí ñ da né?)
:¤ maneroseu blog bem esplicado
já tenho uns amigo meu q tbm curtiro o blog
MAIS NAO ESCLUI O BLOG POFAVOOOO
flw

Marlon disse...

[red]Urra ainda ñ axei um blog melhor q o seu...:)[/red]
[blue]cara se vc exclui o blog eu vo aí te enxe de porrada kkkkkkk[/blue]
[pink]manero seu blog melhor q eu axei[/pink]

Anônimo disse...

poste mãos, por favor...