quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ANATOMIA FEMININA-CONTINUAÇÃO
























































Se a canoa não “viráh”
Olê,olê,olá
Eu chego “láh...”
.....................................
Olha a cabeleira do zezé,
Será que ele é ?
Será que ele é ?
.....................................

Ô jardineira por que está tão triste,
O que, que foi que aconteceu ?
- Foi a Camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu ! (Uiaaaaa! )

Arrepiaaaaa Salgueiro !

Hoje eu vou tomar um porre,
Não me socorre que eu tô feliz,
Hoje vou de bar em bar ,
Levando a vida como eu sempre quis !....

Garçom......
Garçom.....
Traz uma ceva bem gelada aqui na mesa !
Que bom......
Que bom......
Minha alegria deu um porre na tristeza.....!


- TÁH....E AÍ ROCHESTER ? VAI FICAR ATÉ QUANDO AÍ SOCADO NESTE QUARTO ESCUTANDO ESTAS MÚSICAS DE CARNAVAL DO ANOS 50 !

- Ah mãe, deixa eu curtir o meu carnaval em paz !
- Que mané Carnaval que nada ! Esta porcaria já acabou faz tempo !
- O que !?
-Dá um jeito de levantar este “rabo sujo “ daí e vai procurar alguma coisa pra fazer !
-Tá mãe ,tá mãe ,não enche !
-Olha o respeito guri ! Anda de uma vez ! Eu vou até a feira e se quando voltar eu te encontrar aí ,sem fazer nada ......pode preparar o teu “lombo”.Acabei de comprar uma havaianas nova e tô louca para estreiar ela em alguém !Tá ouvindo ??????
- Tá mãe.......tá....!
Afe ! Desenhista não pode ter nenhuma folguinha.......

Bem ,já que a “coroa” quer que eu faça alguma coisa,vou postar alguma coisa no blog.....


E AÍ GALERAAAAAAAAA!
COMO VÃO ! TUDO BEM ?
NOOOSSAAAA! QUE SAUDADES QUE SENTI DE VOCÊS !!!! ¬­_¬

HU,HU,HU,HU,HU !!!!


Bem, deixando as brincadeiras de lado agora ...

Espero que todo este tempo que fiquei sem postar ,tenha servido para aperfeiçoar o traço de vocês.Muito exercícios ,muito treino e muita dedicação !Não é mesmo ???
Não vão me dizer que não fizeram nada ! Afe ! Tempo tinha de sobra !Não me venham,com desculpas.
Vamos seguir então com o seguimento da apostila que fala da anatomia feminina .

Como já vimos anteriormente ,um bom desenhista precisa de certas técnicas para aperfeiçoar o seu trabalho.Já disse aqui também ,que existem pessoas com “dom” para fazerem coisas melhores que as outras.Porém este “dom” precisa diariamente ser estimulado.Quando digo “estimulado”,quero dizer que ele é como um músculo que precisa sempre estar trabalhando para não atrofiar.E é isso que você que quer ser um um bom desenhista tem que fazer.Treinar ,treinar e treinar ! Não existe nenhuma outra fórmula para o sucesso a não ser esta. O grande rei do futebol, Pelé ,dizia que quanto mais treinava ,mais sorte ele tinha! Na verdade ele queria dizer que quanto mais treinava,mais aprendia e muito mais colhia ótimos resultados com isso ! Por isso sempre toco nesta tecla.Se você quer mesmo aprender a desenhar e ter um bom desempenho,então treine,estude,dedique-se neste processo.A atitude é essa: dedicação ! E não se preocupe com o tempo que você leva para aprender.Até porque, mesmo vivendo uma vida inteira ,não se aprende tudo!
Outro ponto importante : ABRA A SUA CABEÇA ! Geralmente os adolescentes tem esta mania de achar que sabem tudo.Como dizem: - “tá tudo dominado ! “ Dominado uma ova !
O que quero dizer é que existem inúmeros e incontáveis recursos na atualidade para se aperfeiçoar em qualquer área de trabalho .Mas as vezes as pessoas abrem mão disso por negligência ,preconceito e ignorância !No nosso caso ,me refiro especialmente aos estudos na área de artes mesmo ! O que custa você que quer desenhar MANGÁ, dar uma passadinha num museu de artes ,conferir algum livro de ilustrações de um pintor famoso,procurar por outras fontes de conhecimento que vão agregar qualidade ao seu trabalho! Se você soubesse o quanto é esclarecedor quando você observa uma escultura humana para o seu aprendizado de anatomia .....
Existem vários livros de grandes desenhistas espalhados pela internet esperando para serem “baixados”,mas infelizmente ninguém faz isso.
Pessoal !Vocês não podem ter esta “cabecinha” fechada !
Mesmo que estejamos desenhando Mangá ,a base de todo desenho da figura humana vem dos desenhos acadêmicos.
Perguntinha ?
Se existisse uma disputa de livros de desenho ( apostilas),entre os antigos e os da atualidade ,quais seriam os melhores? Os antigos ou os mais recentes ?
Certamente os antigos! Os atuais não são ruins,mas são feitos para pessoas imediatistas,que querem tudo muito rápido.Sendo assim estes livros,incluindo aqueles que falam de desenho mangá,pecam na informação,subtraindo muita coisa que deveriam ensinar !Já os antigos ,dão a devida atenção para aqueles que querem realmente aprender.Tudo é ensinado de uma forma progressiva e sem atropelos.Portanto não deixem de procurar por outra fontes de informação.Não seja preconceituoso!Qual a diferença de anatomia entre o Super Homem e o Goku ? Nenhuma ! O que muda é o traço do desenhista !Procure entender isso !

Bem ,dando seqüência na nossa apostila ,hoje vou postar a continuação do desenho do tronco feminino e uma pequena e bem simples apostila extra falando sobre cabelo.

Extra Cabelos

Sobra a apostila do cabelo,quero deixar bem claro que é algo bem básico,só para terem uma certa noção sobre o assunto. Apostila completa mesmo ,só mais tarde quando voltarmos a falar da cabeça !
Nesta ,eu apenas faço uma abordagem para revelar como é o processo inicial da construção de um molde para um “penteado”.
Não estou levando em conta detalhes que devem ser explorados pelo desenhista na hora de construir um cabelo,como a personalidade do personagem .Portanto ,dê uma olhada ,pratique e depois a gente volta a falar deste assunto !

Continuação da Anatomia Feminina

Nesta continuação,eu dou seqüência num estudo que é muito importante que é o do tronco feminino!Não esqueça isso que vou dizer : QUANDO SE APRENDE A DOMINAR O MOVIMENTO DO TRONCO FEMININO,VOCÊ APRENDE 80% DE TODO O PERSONAGEM !
Por isso que insisto nesta parte !
Procure entender a técnica que aplico aqui !
Prometo que você não vai se arrepender.Pode parecer chato no começo,mas depois você verá que valeu todo o esforço !
Nesta parte da apostila eu dou uma pincelada falando sobre a pélvis feminina e a sua importância no complemento do desenho .
Falo também das linhas que medem a proporção e que se encurvam para termos um melhor entendimento da posição do personagem.Inclusive faço uma comparação com uma mola que se contorce ( usei até um boneco de palitos como se fosse de mola para ilustrar melhor ^_^ ! )
Além disso mostro uma técnica importante para dar volume ao desenho,que é o desenho com blocos.
Neste ponto quero dar uma dica :
Quando desenhamos, estamos usando apenas ,me corrijam se eu estiver errado,um dos nosso cinco sentidos ,correto ? A visão ,não é isso ? Porém existe um outro sentido que pode nos auxiliar e muito na hora de desenhar também . O TATO !
Isso mesmo! Mas como????
Sempre procuro dizer para meus alunos que eles precisam SENTIR ( como se estivessem tocando com as mãos ) aquilo que estão desenhando.Isso faz com que o seu cérebro ative a imaginação e assim você consegue interpretar melhor aquilo que desenha !
Faça um teste !
Ex.: vamos começar com algo sólido,eu pensei no seu celular !
O que você faz?
Pegue o seu celular e feche os olhos,mas se quiser apenas não olhe para ele.
TOQUE-O em toda a sua superfície.Lentamente vá passando a mão nele e vá tentando interpreta-lo em sua estrutura.
Depois vá para a folha e tente desenhá-lo.
Desenhe-o aos poucos.Cada dúvida que você tiver no desenho,novamente pegue o seu celular na mão e vá sentindo-o,mas sempre sem olhar para ele.
Faça isso ! Você verá que será muito mais fácil de desenhar.
Depois tente fazer com algum bicho de pelúcia.Depois me diga como se saiu !

Bem, por que eu abordei isso ?

Simples.Na hora que você estiver desenhando o corpo feminino,tente sentir a sua estrutura.Tente interpretar a sua curvatura ,pontos salientes ,suaves e etc...

O que vou contar agora vai parecer mentira ,mas é verdade:
Eu treinava este tipo de coisa com um boneco manequim velho que eu tinha ! ^_^
Devia ser hilário a minha mãe ver eu passar a mão de olhos fechados naquele boneco !
HUA,HUA,HUA,HUA !
Mas é isso mesmo.Aquilo ajudou pra caramba !

Bem ,a namorada também servia ............^_~


Então é isso !
Estudem muito esta parte por que a próxima postagem iremos finalmente desenhar braços e pernas !


HUMMMM...

O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM O MEU CONTADOR ?
SERÁ QUE QUEBROU ???
VOU TESTAR MAIS UMA VEZ.....
HUMMMM...DEIXA EU VER.......HUMMMMMMM

QUERO 30 COMENTÁRIOS ATÉ O DIA 7 DE MARÇO
SE ISSO NÃO ACONTECER, JÁ SABEM NÉ ????


ZIIIIIIIIIIIIIIIIIIP !

O BLOG VAI SER EXCLUIDO !!!!!!


Ah, quero deixar um agradecimento para toda galera que tem entrado no blog e deixado o seu recado e um abraço e um beijo na Marisol Maryline que indicou o meu blog para um concurso apontando-o como um dos mais legais que ela conhece !










E também um beijo e um abraço todo especial na Lynn,que está preparando algo que é surpresa^_^ Valeu Lynn ,estou me sentindo o "cara" !
Beijão menina e obrigado.
Sobrando um tempinho eu faço a minha lista também !
Valeu !
ATÉ MAIS !
Fui........................................................................................................................................

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Corpo Feminino- Meio Perfil







Bem,acho que já deu tempo para a galera estudar o corpo feminino de frente ,não é mesmo?
Desta vez vamos dar seguimento aos estudos,porém aprenderemos a desenhar o tronco feminino em meio perfil.Percebo por aí que existem muitos erros quando se trata de desenhar o corpo feminino neste tipo de posição.Geralmente o pessoal não se aprofunda muito no assunto e acabam cometendo erros gravíssimos.
Por isso que eu, O MESTRE ,existe !!!
Não ,não.Não fiquem acanhados ,podem me chamar de bom,eu sei que sou maravilhoso mesmo;minha mãe sempre me disse isso...

Bem vamos deixar a rasgação para depois......

Bem ,nesta apostila,eu dou a dica de como então,desenhar o tronco feminino em meio perfil.Para aqueles que já fizeram os exercícios da apostila anterior,perceberão que não existem muitas diferenças na forma da construção do esboço.Geralmente as regrinhas são as mesmas ,o que muda mesmo é a posição e o ângulo na qual estamos esboçando o trabalho !
Como sempre digo e volto a repetir, a intenção é que todos peguem o jeito de construir o desenho.Mesmo que estamos estudando a anatomia feminina,fazemos isso não para desenhar mulheres peladas( se bem quem tem uns gaiatos aí que só querem isso mesmo ),e sim para podermos melhorar o nosso trabalho ,quando se trata de desenhar o corpo feminino !Por isso é que não quero antecipar etapas.Primeiramente aprenderemos a desenhar bem o tronco feminino;daremos movimento e volume a ele ,depois o desenharemos em outros ângulos e aí sim,depois de bem assimilado,iremos para o complemento,iremos adicionar braços e pernas.
Talvez seja neste ponto que muitos cursos de desenhos pecam.Imagine assimilar de uma só vez,cabeça ,cabelos,expressões,tronco,movimento,pernas ,braços ,mão e dedos !Cara ,a sua cabeça vira um caos !Você nem sequer aprendeu direito uma coisa e já está fazendo outra !
Por isso paciência é fundamental! Nada de pressa!
Estude cada passo depois junte-os e você verá o resultado no final.
Tá,tá,tá.....eu sei que todos querem aprender o mais rápido possível,mas aí vocês não vão aprender nada e sim complicar as coisas.
Bem,mas para não deixar as minhas postagens sem graça,aos poucos vou colocando outras dicas soltas no blog,como por exemplo alguma coisa de “cabelos”, que estou devendo até !

Então é isso ! Logo mais ,daremos seqüência nos exercícios.
A próxima postagem falara do movimento do tronco e um extra sobre como desenhar cabelos!
Aguardem !

Ah,quero deixar um agradecimento todo especial para a galera que tem deixado os seus comentários.Me divirto com eles.
E como disse ,comentem sobre se a apostila está ou não ajudando vocês.
Divulguem o blog! Façam campanha em orkut,msn,my space,mst,nasa,clube do bolinha e por aí vai.
O importante é a divulgação.
Sei que não custa nada para vocês que estão quase 24 horas ligados na internet.
Apesar dos meus 7000 anos e,eu só posso entrar na net ,quando a minha mãe deixa !

Né mãe ???
Já “demoro”,saí daí e vai “compra” uns ossos pra “colocar” na sopa!
Sopa de novo !
Fique quieto e não reclama,água e sal a gente tem !
Ta bom....
Anda de uma vez guri !

Péraí....eu só vou deixar mais um recado.....
Ãããããããã.......ah....
Quem quiser fazer uma visita na minha galeria de imagens no Deviant ,fique á vontade...
Faz tempo até que não coloco alguma coisa por lá..mas hoje vou postar uns rascunhos ....

Endereço;

http://rochester-artbook.deviantart.com/

Valeu e até a próxima !